quarta-feira, 29 de abril de 2009

JAN ERNEST MATZELIGER





Jan E Matzeliger nasceu no dia 5 de Setembro de 1852 no Suriname, pais colonizado pela Holanda. Seu pai era um engenheiro holandês e sua mãe ex-escrava.
Logo cedo Jan mostrou uma habilidade extraordinária para reparar maquinários complexos e frequentemente o fazia ao acompanhar seu pai a alguma fábrica.
Aos 19 anos se mudou-se sozinho para os Estados Unidos, onde trabalhou reparando maquinarios. Quando estava com 25 anos foi para Lynn no Massachusetts para trabalhar em uma fábrica de sapatos.
Após o trabalho, Jan ia para a escola estudar inglês durante a noite e logo foi capaz de ler livros de física e ciências mecânicas.
Todo esse conhecimento o capacitou a criar inúmeras invenções. Devido à falta de dinheiro, não pode patenteá-las, indefeso, oportunistas assumiram a criação dos seus dispositivos e receberam as recompensas financeiras.Ele não desanimou com isso, pois já tinha em mente a sua mais importante invenção.
Ciente do tempo gasto para fazer os sapatos manualmente, no qual funcionarios experientes produziam 50 pares de sapatos em um periodo de 10 horas de trabalho. Começou a trabalhar durante a noite em uma máquina para fazer aquele dificil trabalho de uma forma mais rápida e fácil.
Depois de 5 anos, Jan havia terminado uma máquina para pregar o couro na sola do sapato. Por essa máquina foi oferecido 1.500 dolares, no entanto ele não quis vender e continuou trabalhando em outro modelo por mais cinco anos, até aperfeiçoar sua máquina com um método de prender a parte superior à sola do sapato de maneira tão perfeirta, quanto as mãos dos trabalhadores podiam fazer.
Sua revolucionária invenção permitia uma produção de 150 a 700 pares de sapatos por dia, contra não mais de 50 pares fabricados por funcionários experientes.
Em 1883 Jan Matzelizer patenteou sua máquina que revolucionou a indústria dos calçados.

Um comentário:

  1. adorei saber que ele, mesmo com suas necessidades, não quis vender sua invenção que hoje com toda certeza se não existisse faria uma grande falta
    Nós só temos a agradecer à essa pessoa incrível

    ResponderExcluir